ENSINO

As atividades de ensino tem como objetivo propor inovações metodológicas de forma a aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Atualmente, as atividades de ensino do grupo PET-EQ são:

CICLO DE SEMINÁRIOS

No Ciclo de Seminários em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira, os temas escolhidos para cada apresentação podem variar de assuntos livres à técnicos científicos. Os seminários visam desenvolver a capacidade de preparação, síntese e apresentação de um determinado assunto a uma plateia variada. Dessa forma, as competências como oratória e linguagem corporal em apresentações técnicas ou informais são implementadas e aprimoradas pelos petianos. Já a diversidade dos temas apresentados permite a todos os participantes da atividade adquirir conhecimentos nos mais diversos assuntos por meio da discussão dos assuntos tratados. Tais debates sempre ocorrem logo após as apresentações, que duram cerca de trinta minutos cada.

MOSTRA FEQUI

A Mostra FEQUI teve sua primeira edição realizada em 2002, a partir de sua implementação, a MOSTRA FEQUI pretende oferecer aos alunos ingressantes uma perspectiva ampla sobre a Universidade Federal de Uberlândia, enfatizando a Faculdade de Engenharia Química. Na realização da Mostra FEQUI, além de abordar a Graduação, mostra-se também a Pós-Graduação da Faculdade.

Mostra FEQUI 2017/2

Apresentam-se os órgãos internos que a compõem, como ela está inserida na Universidade, além de esclarecer certas questões sobre os programas e trâmites para apoio aos universitários, bem como os programas de bolsas de assistência estudantil ofertados pela universidade. Os coordenadores de cada núcleo de pesquisa da Faculdade de Engenharia Química são convidados a explanarem sobre seus respectivos núcleos e os projetos de pesquisa em um primeiro contato, fazendo com que os ingressantes tenham a oportunidade de conhecer as várias áreas de pesquisa do curso nas quais eles poderão inserir-se durante a graduação, com a finalidade de ofertar uma melhor complementação da formação acadêmica nos campos em que os discentes manifestam um maior interesse. Além disso, os depoimentos de estudantes egressos de programas de mobilidade e de estudantes recém-formados informam aos alunos ingressantes sobre oportunidades oferecidas pelo curso.

Além de assistir as palestras mencionadas anteriormente, os calouros participam de um tour pela Universidade Federal de Uberlândia, acompanhados pelos discentes do grupo PET-EQ, em que lhes são mostradas as principais localidades.

MINICURSOS

O grupo PET-Engenharia Química oferece minicursos extracurriculares com o objetivo de abordar ferramentas computacionais e temas variados, procurando o aperfeiçoamento de conhecimentos gerais e de engenharia dos discentes.

Calculadora Básica – CASIO FX 82-MS

Esse minicurso objetiva ensinar aos alunos dos primeiros anos dos cursos de Engenharia, principalmente Engenharia Química, a utilizar de forma prática e precisa a calculadora científica CASIO FX - 82 MS, visto que muitos alunos têm o primeiro contato com uma calculadora científica ao ingressar na graduação. Desta maneira, o minicurso é realizado no início dos semestres e ambiciona ensinar aos discentes as funções básicas que a calculadora oferece e as mais utilizadas durante a graduação, bem como a realizar cálculos de forma correta, evitando, assim, que o estudante encontre maiores dificuldades no decorrer do curso por mau uso da calculadora.

Excel Básico Aplicado à Engenharia Química

Esse minicurso tem como objetivo apresentar técnicas e comandos básicos para resolução de problemas ou auxílio na implementação de métodos matemáticos e lógicos no software Excel. Planilhas eletrônicas são ferramentas de ampla aplicação e fácil manuseio, sendo largamente utilizadas para as mais diversificadas funções por profissionais e engenheiros de todo o mundo. Durante o minicurso, são abordados problemas relacionados à Engenharia Química, especialmente no que tange aos cálculos estequiométricos a nível industrial, conceito fundamental para a atuação do profissional em Engenharia Química.

Introdução ao CorelDRAW

O software CorelDRAW é utilizado para design gráfico e é extremamente útil para várias aplicações. Ele permite a aplicação e o manejo de diversos produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, discos, capas de revistas, livros, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc), confecção de cartazes, etc. Assim, mostra-se muito útil para o uso em eventos, divulgação profissional e também trabalhos acadêmicos. Devido a isso, o minicurso mostra as principais ferramentas desse aplicativo àqueles interessados em criação artístico-gráfica.

Introdução à Lógica de Programação

Uma grande quantidade de ingressantes de Engenharia costuma ter dificuldades em disciplinas que envolvem a lógica de programação de computadores. Nesse sentido, esse minicurso objetiva uma melhor afinidade desses alunos com os principais conceitos e estruturas relacionadas a esta temática. Essa atividade é realizada no início dos semestres letivos e tem, como público alvo, os ingressantes em cursos de Engenharia, principalmente em Engenharia Química

Noções Básicas de Cálculo

O minicurso de Noções Básicas de Cálculo procura nivelar os alunos ingressantes dos cursos de Engenharia a fim de reduzir as dificuldades preliminares encontradas nas disciplinas do ciclo básico de Engenharia, como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Estas disciplinas acarretam maior dificuldade para os alunos ingressantes, fazendo com que muitas vezes ocorra a desistência do curso.

Dessa forma, o minicurso aspira revisar os conceitos e técnicas da matemática lecionadas no ensino médio, focando os assuntos cujo entendimento é imprescindível para o domínio das disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear durante os primeiros anos de Engenharia. Tem-se a intenção de resolver exercícios e problemas com vários níveis de dificuldade, além de reservar um momento para atendimento de alunos que tiverem mais dúvidas. Esse minicurso almeja diminuir as taxas de evasão nos cursos de Engenharia, principalmente da Engenharia Química, já que esses são visivelmente mais notáveis nos anos iniciais do curso. O minicurso é realizado no início dos semestres letivos e é destinado a todos os alunos ingressantes em cursos de engenharia, preferencialmente os de Engenharia Química.