EXTENSÃO

As atividades de extensão tem como objetivo divulgar o curso de Engenharia Química da UFU e aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação de forma a aprimorar a formação voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da responsabilidade social. Atualmente, as atividades de extensão do grupo PET-EQ são:

MINICURSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: “Aprendendo a Brincar com a Química”

Com o intuito de despertar a curiosidade, reforçar conceitos e noções práticas de alguns fenômenos da química dentro e fora do dia-a-dia, o grupo PET Engenharia Química realiza o minicurso “Aprendendo a Brincar com a Química”, em parceria com algumas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Uberlândia.

Os resultados positivos da atividade ao longo dos anos, visto que a receptividade e expectativa dos alunos das escolas é sempre alta, estimula a continuação da mesma. As práticas demonstradas dentro das salas de aulas durante a atividade utilizam materiais simples tais como vinagre, sal, açúcar, cigarro, repolho roxo, óleo, bicarbonato de cálcio, incentivando os jovens a perceberem a ciência envolvida em processos rotineiros despertando o interesse pelo conhecimento.

MINICURSO PARA O ENSINO MÉDIO: “Teoria e Prática Fundamentada em Engenharia Química”

Analogamente ao minicurso aplicado para o ensino fundamental, o minicurso “Teoria e Prática Fundamentada em Engenharia Química”, lecionado aos alunos do ensino médio das escolas públicas de Uberlândia, objetiva promover uma aproximação entre os estudantes e os conceitos de engenharia por meio de atividades práticas que estabelecem uma conexão entre esses conceitos e fenômenos ligados a área deste curso. Esta atividade utiliza alguns conceitos mais científicos no intuito de esclarecer alguns fenômenos de transporte, cinéticos, termodinâmicos, diferindo, assim, do Minicurso “Aprendendo a Brincar com a Química”.

INTERAÇÃO COM O PET

Os grupos PET da Universidade Federal de Uberlândia que participam de ações do grupo INTERPET-UFU, realizam a atividade Interação com o PET com o intuito de trazer ao público presente no local gincanas, informações, conteúdos, experimentos e atividades vinculadas à cada curso e o cotidiano da comunidade. Nesta atividade, os grupos PET participantes se reúnem em um local de grande movimentação de pessoas, para mostrar de uma forma simples alguma atividade realizada pelo PET para o público presente. O PET Engenharia Química apresenta práticas com produtos simples e caseiros, como velas, detergente, vinagre, bicarbonato de sódio, cigarro, repolho, dentre outros, com o objetivo de discutir os conceitos envolvidos na química vivenciada no cotidiano. A comunidade tem a oportunidade de conhecer os conceitos envolvidos nas atividades da profissão do engenheiro químico e nas situações cotidianas de uma maneira simples e divertida, extraindo muito conhecimento e novas descobertas. Da mesma maneira, questionamentos e curiosidades do público oferecem uma troca de experiências, enriquecedora para o grupo PET.

VEM PRA UFU

Todos os anos os grupos PET auxiliam a Pró-Reitoria de Graduação da UFU – PROGRAD na realização do “Vem pra UFU”, um evento oferecido pela universidade anualmente. O objetivo desta atividade é divulgar os cursos oferecidos pela UFU em seus diversos campi aos alunos das escolas de Uberlândia e região. Além da divulgação dos programas acadêmicos e extracurriculares da UFU aos alunos do ensino médio, como as bolsas de auxílio, atividades dos diretórios acadêmicos e atléticas, programa de mobilidade internacional e programas de Iniciação Científica.

Como mencionado anteriormente, o público alvo da atividade são alunos do ensino médio das escolas púbicas e privadas da cidade de Uberlândia e região. As diversas atividades desenvolvidas ao longo dos dias do evento são voltadas ao esclarecimento acerca das peculiaridades de cada curso oferecido dentro da Universidade, em suas diferentes áreas: exatas, humanas e biológicas. Com este programa têm sido alcançados expressivos resultados na identificação, pelos candidatos, das diversas opções de cursos ofertados pela instituição, levando a uma melhor definição da demanda e, consequentemente, a possibilidade de redução das taxas de desistência.

VISITAS DE CARÁTER SOCIAL

Todo ano são realizadas visitas de caráter social na cidade de Uberlândia pelo grupo PET Engenharia Química. O objetivo é cooperar com a comunidade local, conscientizando e transformando as pessoas que necessitam de auxílio. A visita é realizada com o intuito de detectar possíveis faltas na vida dessas pessoas, podendo preenchê-las com o que o grupo pode oferecer, tais como a leitura de livros, reforço das matérias básicas até práticas de química envolvendo reagentes do cotidiano. As visitas geralmente são realizadas em um centro de assistência, casa de auxílio para idosos ou abrigo infantil.

ATIVIDADES TEMÁTICAS

Baseado no princípio de que o preconceito e a discriminação são frutos da ausência de conhecimento, o PET – Engenharia Química realiza algumas atividades temáticas durante o ano direcionadas a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia e público externo à esta. O objetivo principal é promover a discussão - geralmente com a participação de palestrantes externos - de temas polêmicos, tendo como base a conscientização e educação da sociedade, alimentando o respeito e a tolerância entre as pessoas ali presentes.

Nesse sentido, as atividades são capazes de aclarar e conscientizar as pessoas dos paradigmas existentes na sociedade, evidenciando as suas mais variadas dificuldades decorrentes do preconceito.