SOBRE O PET

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química, da Faculdade de Engenharia Química, da Universidade Federal de Uberlândia (PET-EQ – FEQUI/UFU), foi implantado em Novembro de 1991. Sob a orientação de um(a) Professor(a) Tutor(a) são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tais atividades contemplam: área de formação acadêmica, conferências, minicursos, oficinas e palestras; leitura de obras extracurriculares; desenvolvimento de atividades culturais; participação em eventos acadêmicos e científicos; participação e realização de projetos de pesquisa; participação em atividades administrativo-acadêmicas e implementação de projetos acadêmicos junto à sociedade. Todas essas atividades são acompanhadas e/ou avaliadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) e pela Secretaria de Educação Superior do MEC (SESU/MEC).

COMISSÕES

O grupo PET é dividido em cinco comissões, cada qual é responsável por uma tarefa específica que contribui para a realização das atividades ao longo do ano. Abaixo estão descritas as atribuições de cada uma delas e os seus atuais integrantes.

Ata

A comissão da Ata é responsável pela confecção da ata de cada reunião do PET-Engenharia Química e pela organização da mesma. A ata é uma espécie de relatório, no qual aborda os principais pontos discutidos na reunião, como itens de pauta e informativos. Além disso, a comissão é encarregada de estruturar o relatório das atividades realizadas no ano e o planejamento de tudo que será executado no ano subsequente, estes são enviados posteriormente ao CLAA.

A comissão possui projetos em estruturação, como o ROA (Relatório de Otimização de Atividades) e o PAPET (Procedimento das Atividades do Grupo PET-Engenharia Química), os quais possuem o objetivo de melhorar o desempenho das atividades, descrevê-las e relatar o funcionamento interno de cada comissão a fim de repassar aos futuros petianos.

Integrantes: Amanda, Ana Gabriela, Ana Júlia, Izabel, Lucas e Vito

Computação

A Comissão de Computação é responsável por todas as atividades do grupo que refere-se a tecnologia e a informação. Isso engloba: suporte e manutenção do site, e-mails, computadores e periféricos; confecção de certificados e planilhas eletrônicas; realização de backups regulares com o intuito de assegurar a segurança de dados; capacitação dos petianos ingressantes para que os mesmos possam executar essas atividades com eficiência.

O trabalho é mais abundante no período da JORNEQ em que é preciso fazer o controle de inscrições; validações de minicursos, palestras e visitas técnicas; tratamento de dados, assim como o suporte e controle dos equipamentos eletrônicos usados durante o evento.

A comissão trabalha principalmente para garantir o acesso e a segurança das informações da entidade.

Integrantes: Ângelo, Luís, Nathália e Vitória

Marketing

A comissão de Marketing é responsável pela visibilidade do grupo diante a comunidade acadêmica.

Durante o ano, o trabalho é voltado para a divulgação de minicursos e atividades extencionistas promovidas pelo grupo e, em períodos próximos a JORNEQ as atividades tornam-se mais frequentes com a divulgação do evento, elaboração de crachás, pastas, adesivos, camisetas, banners e certificados. Antes, era dividida entre as comissões "Arte e Imagem" e "Comunicação". O trabalho de divulgação do grupo e manutenção das redes sociais era feito pela Comunicação e o a confecção de artes pela Arte e Imagem. Atualmente, trabalham em conjunto produzindo desenhos artísticos, publicitários, logotipos, todos voltados e relacionados com as atividades realizadas pelo PET, assim como artes para divulgação de palestras, minicursos, além da própria divulgação das atividades.

Integrantes: Ana Elízia, Enrico, Júlia, Marina, Pedro, Thiago e Vitor

OBJETIVOS


Objetivos do Programa de Educação Tutorial:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  • Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;