SOBRE O PET

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química, da Faculdade de Engenharia Química, da Universidade Federal de Uberlândia (PET-EQ – FEQUI/UFU), foi implantado em Novembro de 1991. Sob a orientação de um(a) Professor(a) Tutor(a) são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tais atividades contemplam: área de formação acadêmica, conferências, minicursos, oficinas e palestras; leitura de obras extracurriculares; desenvolvimento de atividades culturais; participação em eventos acadêmicos e científicos; participação e realização de projetos de pesquisa; participação em atividades administrativo-acadêmicas e implementação de projetos acadêmicos junto à sociedade. Todas essas atividades são acompanhadas e/ou avaliadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) e pela Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu/MEC).

OBJETIVOS


Objetivos do Programa de Educação Tutorial:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  • Estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;

COMISSÕES

O grupo PET é dividido em cinco comissões, cada qual é responsável por uma tarefa específica que contribui para a realização das atividades ao longo do ano. Abaixo estão descritas as atribuições de cada uma delas e os seus atuais integrantes.

Arte e Imagem

A comissão de Arte e Imagem é responsável pela criação de desenhos artísticos, publicitários, logotipos, todos voltados e relacionados com as atividades realizadas pelo PET, assim como artes para divulgação de palestras, minicursos, entre outros. Para isso, os petianos trabalham com softwares de edição gráfica como CorelDRAW, Illustrator, Photoshop e InDesign.

O trabalho se torna um pouco mais abundante em períodos próximos a JORNEQ no qual elaboram-se crachás, pastas, adesivos, camisetas, banners, certificados e muito mais. Ademais, seus integrantes também trabalham juntamente com a Comissão da Comunicação, responsável por divulgar e elaborar textos explicativos para as artes correspondentes.

Integrantes: Giovana, Ignácio, Laura e Victor

Ata

A comissão da Ata é responsável pela confecção da ata de cada reunião do PET-Engenharia Química e pela organização da mesma. A ata é uma espécie de relatório, no qual aborda os principais pontos discutidos na reunião, como itens de pauta e informativos. Além disso, a comissão é encarregada de estruturar o relatório das atividades realizadas no ano e o planejamento de tudo que será executado no ano subsequente, estes são enviados posteriormente ao CLAA.

A comissão possui projetos em estruturação, como o ROA (Relatório de Otimização de Atividades) e o PAPET (Procedimento das Atividades do Grupo PET-Engenharia Química), os quais possuem o objetivo de melhorar o desempenho das atividades, descrevê-las e relatar o funcionamento interno de cada comissão a fim de repassar aos futuros petianos.

Integrantes: Gabriel, Jayc e Nycole

Computação

A Comissão de Computação é responsável por todas as atividades do grupo que refere-se a tecnologia e a informação. Isso engloba: suporte e manutenção do site, e-mails, computadores e periféricos; confecção de certificados e planilhas eletrônicas; realização de backups regulares com o intuito de assegurar a segurança de dados; capacitação dos petianos ingressantes para que os mesmos possam executar essas atividades com eficiência.

O trabalho é mais abundante no período da JORNEQ em que é preciso fazer o controle de inscrições; validações de minicursos, palestras e visitas técnicas; tratamento de dados, assim como o suporte e controle dos equipamentos eletrônicos usados durante o evento.

A comissão trabalha principalmente para garantir o acesso e a segurança das informações da entidade.

Integrantes: Igor, Oscar, Warlen e Washington

Comunicação e InterPET

A comissão de Comunicação e InterPET é responsável pela visibilidade do grupo diante a comunidade acadêmica.

O InterPET é um grupo no qual todos os PETs- UFU trabalham em conjunto, realizando eventos e compartilhando experiências, promovendo assim uma maior integração entre eles, também, com a comunidade externa por meio de eventos aberto ao público. Portanto, a comissão é responsável por representar o PET- Engenharia Química nas reuniões realizadas mensalmente.

Durante o ano, o trabalho é voltado para a divulgação de minicursos e atividades extencionistas promovidas pelo grupo e, em períodos próximos a JORNEQ as atividades tornam-se mais frequentes com a divulgação do evento. Seus integrantes atuam em conjunto com a Comissão do CorelDRAW , responsável pela parte artística e gráfica do trabalho.

Integrantes: Letícia e Thabata

Organização

A Comissão de Organização foi idealizada com o objetivo de zelar pela parte organizacional tanto do espaço físico do PET, como das atividades realizadas pelo grupo. Um dos membros é responsável por verificar o quê precisa ser realizado, mas todos os petianos têm responsabilidade por tal Comissão, pois a organização é de extrema importância para o bom funcionamento das atividades. 

O espaço físico é organizado, normalmente, uma vez por semestre, verificando os materiais que estão em falta e fazendo as mudanças necessárias. A parte organizacional das atividades é de extrema importância durante a JORNEQ, tanto como nos demais projetos do grupo.

Responsável: Nycole